05 fevereiro de 2020

O que é wearable e para o que serve?

Você já ouviu falar em wearable? É uma palavra em inglês que significa algo como “vestível”. No entanto, essa designação é feita apenas para acessórios que utilizam tecnologia de ponta em sua produção. Calma, vamos te explicar melhor como isso funciona. Você já se deparou com relógios inteligentes, óculos de realidade virtual ou pulseiras digitais? Esses acessórios são conhecidos como wearables. E eles podem trazer grande praticidade e conforto para a sua vida.

Quer saber mais sobre como isso funciona? Vem com a gente:

O que são os wearables?

O wearable é a junção do que se pode ser vestido + tecnologia. No entanto, há uma condição importante: esse dispositivo que você está vestindo precisa ter conexão com outros aparelhos digitais ou então com a internet. O lançamento desses novos dispositivos traz vários tipos de sensores que podem ajudar a aumentar sua organização, incentivar a prática de exercícios ou acompanhar programas de perda de peso. Interessante, né?

Nesse mercado de wearables, existem relógios, pulseiras e óculos, por exemplo, que podem se conectar ao seu smartphone e enviar notificações das redes sociais e demais aplicativos de saúde que você tem. Eles trabalham com várias funções do seu celular e podem trazer muita praticidade com isso.

Quais são os maiores benefícios dos wearables?

O objetivo principal desse tipo de tecnologia é dar mais praticidade e otimizar o desempenho dos usuários. Os wearables são muito usados por atletas, que podem monitorar a saúde e também seu desempenho durante os treinos físicos. Nestes casos, são muito usadas as pulseiras digitais (smartbands) e também os relógios inteligentes (smartwatches).

Para você entender melhor como funciona: a Samsung possui a Gear Fit 2, que é uma smartband com tecnologia inteligente, perfeita para a prática de exercícios. Esse modelo possui um GPS integrado, permitindo que o usuário acompanhe suas rotas enquanto pratica exercício ao ar livre. Há também modelos que mostram a quantidade de calorias perdidas, a velocidade que você correu e a quilometragem percorrida. É como se fosse uma esteira de academia.

Dispositivos que trazem diversão

Além de serem muito úteis para a saúde, há também uma categoria de wearables que foi feita exclusivamente para o seu entretenimento. Muito provavelmente você já os conhece: são os óculos de realidade aumentada, que na verdade são wearables com lentes 3D conectadas a smartphones. Eles foram criados especialmente para assistir filmes e jogar jogos, e nos últimos anos vêm ganhando bastante destaque no mercado e notoriedade da mídia.

Wearables em roupas

Embora seja um mercado em ascensão, uma tendência que vem crescendo no mercado é a interatividade por meio da roupa. Hoje em dia já existem luvas inteligentes para motociclistas, com sensores que possibilitam conectar a peça com o celular e acessá-lo à distância, via Bluetooth ou Wi-fi.

Um segmento que tem sido muito estudado nos últimos anos é o de roupas tecnológicas para cuidados de saúde. Como estamos constantemente em contato com tecidos, a ideia é ter roupas que nos ajudem a monitorar nossa saúde, como por exemplo nos alertar de temperaturas anormais. O intuito é de tecer peças eletrônicas em camisetas, cobertores, calças e meias para realizar funções específicas de cuidados médicos em quem estiver vestindo as peças. Pense o quanto isso seria benéfico para hospitais e instituições que cuidam diretamente da saúde!

Interessante esse assunto, né? Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos desse tipo. Até a próxima!