22 fevereiro de 2022

Tecido floral: entenda por que usar na sua coleção

Com toda certeza você já se deparou por aí com um tecido floral. Apostamos ainda que seu guarda-roupas ou closet tem pelo menos uma peça nesse estilo. E falamos isso com segurança pois o tecido floral é um dos clássicos que sempre tem a capacidade de se renovar e se mostrar atual, assim como as flores nos jardins sempre embelezam sem nunca nos cansar. Mas, se a inspiração nos jardins e na conexão com a natureza é óbvia no tecido floral, saiba que o limite é bem além disso, e que 2022 promete florais cada vez mais descolados do habitat natural. Duvida? Então siga a leitura.

tecido floral
WSGN

 

Clássico x vintage

Um tecido floral é clássico pois a estampa foi uma das primeiras a se popularizar a partir dos movimentos de moda que se iniciaram no último século, responsáveis pelos lançamentos frequentes de coleções que se renovam de tempos em tempos. Nesse fluxo de renovação, quem nunca saiu de cena foi o tecido floral, apesar de suas aplicações terem variado bastante nessa linha do tempo.

Desde vestidos de festa até moda praia, passando por peças fitness, os florais já provaram sua versatilidade, tanto que agora podem ser usados em referências vintage sem problema nenhum. Essa tendência vintage vem sendo a aposta em vários segmentos, desde a indústria musical até em decorações de casas. Com a estamparia, não seria diferente, não é mesmo? Neste ano, o movimento vintage chega às peças de roupas, e o tecido floral, que é clássico, ganha novamente lugares que não eram mais dele, justamente pela referência aos elementos do passado.

tecido floral
WSGN

 

No verão ou no inverno, tecido floral tem espaço e beleza

 No verão, a moda praia ganha a beleza das flores em um tecido floral com cores quentes, vibrantes ou ainda pastéis. O tecido floral serve bem em peças de verão, como biquinis, maiôs, saias ou ainda em peças como bermudas e camisetas leves, próprias para a temporada mais quente do ano.

 

tecido floral
WSGN

 

Já para os dias mais frios, o tecido floral ganha espaço em lenços, mas também em casacos mais leves, ou ainda em vestidos, blusas de manga longa e calças. Nesse caso, tons mais sóbrios ou escuros dão a tônica da estação, que pode até ser fria e se ver com menos flores na natureza, mas que ficará mais bela com um tecido floral que levará a alegria das flores para o ano todo.

 

tecido floral
WSGN

 

Delicadeza a qualquer momento

O tecido floral também tem seu espaço garantido em peças íntimas. Nesse caso, o romance nos tons mais avermelhados são uma boa pedida. Mas há quem prefira a leveza dos tons de bege. Além das peças íntimas, os florais também são uma boa pedida para a moda loungewear. Peças para ficar em casa ficam superdelicadas e lindas com um tecido floral combinando a parte superior com a inferior do look.

 

tecido floral
WSGN

 

Tecido floral e low fashion

Qualquer segmento da moda pode usar e abusar do tecido floral, mas há quem tenha se movimentado para repensar hábitos em 2022. O low fashion tem como proposta oferecer peças que sejam atemporais, tenham maior durabilidade e ainda sejam produzidas de modo sustentável. Nós já falamos que as estampas em floral são clássicas e que o movimento vintage chegou com tudo, então, nada melhor do que um tecido floral para estampar peças que vão durar mais tempo, não é mesmo?

 

Tecido floral é vivo e radiante

Por fim, lembre-se de que os tecidos florais são versáteis, mas que seu bom-senso é fundamental. Vale a pena se atentar para não usar cores vibrantes em peças para ocasiões mais sérias, ou então estampas grandes para peças mais delicadas. Há um tecido floral com estampa certa para cada ocasião, desde aqueles com flores gigantes até os que visualmente formam um padrão geométrico pequeno e alinhado quando vistos de longe. Entenda a necessidade da sua coleção e equilibre com sua ousadia!

 

tecido floral
WSGN

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tecidos florais, então é hora de entender como aplicá-los em suas coleções. Nós aqui da Manatex temos tecido floral para moda íntima e praia. Que tal dar uma olhadinha? Independentemente do seu gosto pessoal, um tecido floral é versátil e se encaixa até mesmo em detalhes de peças em outros estilos. Que tal uma lateral em floral? Ou então um bolso em tecido floral que valorize determinada região da peça? Ao introduzir o tecido floral em suas coleções, suas peças de cara ficarão mais clássicas e poderão ganhar mais espaços. Confira em nosso blog e fique dentro de conteúdos relevantes para seu visual como esse!