25 setembro de 2021

Fast fashion: O que é? Como funciona?

Para entender o que é fast fashion, vale a pena pensar na nossa rotina: não temos tempo nem espaço para plantar, criar e fabricar tudo o que comemos, por exemplo. Então, é preciso contar com a ajuda de indústrias e mercados para que possamos nos alimentar sem grandes transtornos. Mas comer todo dia a mesma coisa seria bem chato, não…? Hoje, temos à nossa disposição infinitos itens para consumir rapidamente. Portanto, nada mais natural do que levar toda essa eficiência e rapidez para o mundo da moda.

O fast fashion é uma tendência que surgiu no final da década de 90 em contraponto às campanhas de moda, que envolvem muito tempo de planejamento, são lançadas por estação e em grande escala. Tudo muito pesado e cheio de inseguranças. Em contraponto, no fast fashion você acompanha as tendências quase em tempo real, planeja minicoleções e atende às necessidades do momento de seus consumidores. O custo diminui e o estoque também. As vendas, que fazem sua empresa se movimentar, sobem. E esse ciclo se acelera, pois os consumidores vão querer sempre novidades.

 

Adeus, estações. Olá, fast fashion!

 

adeus-estações

 

O fim das estações simboliza a despretensão do fast fashion em manter tradições. Aqui, a ideia é agradar o seu consumidor a todo o momento. Assim como sempre tem música nova sendo lançada, não importa a estação do ano, seu consumidor terá sempre novas peças de roupa para compor looks cada vez mais diferentes e diversos. A novidade em si é a nova moda, e a rapidez é essencial nesse processo. Por isso, prepare seu radar e não desgrude de influenciadores, das redes sociais e das ruas. Qualquer resquício de novidade pode virar uma nova tendência, que deverá virar uma coleção imediatamente. 

Outra porta que o fast fashion abre é a possibilidade de errar rápido e barato. Com menos peças sendo fabricadas, qualquer erro de cálculo é rapidamente superado, e a coleção seguinte poderá cobrir eventuais prejuízos. Aqui, a vantagem é dos pequenos. Tenha em mente que fast fashion não é coisa de grandes varejistas ou de grandes indústrias e marcas da moda. Qualquer fabricante pode se adaptar para aproveitar as vantagens do fast fashion.

 

Acerte o preço e os clientes

 

fast-fashion-clientes

 

Lembre-se de que uma das principais vantagens para os clientes que consomem fast fashion é o preço reduzido das peças. Para eles conseguirem renovar constantemente o closet, é preciso tornar mais simples os processos de fabricação. Como tudo é muito rápido, as peças não precisam ser planejadas para durar uma vida toda. É normal que as peças feitas para esse nicho de mercado tenham menos durabilidade, mas tenha cuidado para acertar a mão nos detalhes. Não é porque é de consumo rápido que a qualidade das costuras e do tingimento precisa ser inferior. Só não precisa ser durável a longo prazo. São coisas diferentes!

Um cuidado muito importante a ser tomado por quem decide apostar no fast fashion é a sustentabilidade ambiental. Como as peças são fabricadas para serem consumidas rápido e então serem substituídas por novas, pense em formas de incentivar a reciclagem de tecidos, busque matérias-primas de empresas com compromisso ambiental e incentive seus consumidores a se engajar com campanhas de doações e reciclagem das peças que ficarem obsoletas. Por mais que o fast fashion possa parecer muito danoso, é quase sempre possível conciliar consumo e sustentabilidade. Isso pode inclusive fortalecer a imagem da sua marca.

 

Por onde começar a explorar o fast fashion?

 

fast-fashion-mulher-procurando-roupas

 

Se você é um pequeno ou médio fabricante, essa dúvida deve estar pairando na sua cabeça agora. Para explorar o fast fashion, comece aos poucos. Primeiro, investigue as tendências das ruas e das redes sociais. Então, adapte uma parte da sua estrutura para permitir uma pequena produção dessas peças de forma mais rápida. Lance a mini coleção e veja a aceitabilidade. Nesse momento, considere conversar com os varejistas para entender os itens, cores e cortes mais procurados, e use essas informações para planejar as próximas minicoleções.

Agora, se você for um varejista, então comece a encontrar fabricantes de sua região que já trabalham com o conceito de fast fashion. Caso não encontre, comece a sugerir aos seus fornecedores mais próximos às demandas que aparecem de seus clientes e que você não consegue atender tão rápido. Compartilhe seu caso para que os fabricantes e fornecedores comecem a considerar a ideia. E não esqueça de divulgar as peças de maneira rápida e assertiva para seus clientes. Aqui no blog nós temos um post que vai te ajudar a fazer essa divulgação de um jeito simples e efetivo!

 

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