11 junho de 2021

Dicas de como se inspirar em coleções de moda

Coleções de moda precisam ser inovadoras, modernas e originais. Diariamente recebemos um grande fluxo de informações, e com a ampla concorrência do mercado, acaba sendo um desafio ainda maior desenvolver novidades que sejam atrativas o suficiente para conquistar o público. Por isso, preparamos algumas dicas práticas de como se inspirar em coleções de moda. Nós esperamos que, com este artigo, você possa ter novas referências e inspirações para criar. Continue lendo:

Assista aos desfiles de moda

Os desfiles de moda apontam tendências e conceitos que podem acabar sendo replicados por outras marcas. Mesmo se tratando da concorrência, é essencial você entender e vivenciar as nuances das transformações do segmento. As coleções, temáticas e conceitos que aparecem nos grandes palcos podem servir de inspiração para você criar. Mas lembre-se que inspiração nem sempre é o que você pode utilizar: é também o que você pode descartar e compreender como errado para a sua marca ou para aquele momento.

Fique de olho em revistas e catálogos

Tanto revistas quanto catálogos também servem para você encontrar inspirações e referências. Vários editoriais e peças podem trazer reflexões e análises para a sua coleção, pois são importantes veículos de comunicação entre as empresas de moda com o seu público. Dica: tente trazer referências externas, como revistas internacionais e catálogos que mostram coleções de outros países. Também não se limite ao mercado norte americano: embora ele seja muito forte e traga diversas inspirações, conhecer novas culturas também faz parte do processo.

Tenha um bloco de notas sempre com você

Às vezes, uma boa ideia surge quando a gente menos espera. Por isso, é sempre bom ter um bloquinho de notas perto de você. Alguns insights podem surgir em momentos despretensiosos, como durante um banho, enquanto você lava a louça, quando lê um livro… Busque sempre anotar os pensamentos que você teve durante essa ideia, mesmo que sejam apenas fragmentos desconexos. Em algum momento, talvez você utilize essas anotações!

Assista filmes e séries sobre moda

Moda é cultura – e ela está impregnada em qualquer obra visual. Portanto, beber na fonte de filmes e séries é uma alternativa que não somente traz inspiração quanto ao modo de se vestir, mas também a toda uma cultura que provavelmente você não tem um contato tão próximo. No final, além de conseguir o que estava buscando, vai se divertir e muito durante o processo!

Acompanhe sites e blogs

Manter-se atualizada é uma das dicas fundamentais para criar uma nova coleção de moda. Tendências mudam, estilos são criados, virais vão aparecendo… Com o constante e enorme fluxo de informações que recebemos na internet, é difícil garimpar o que é útil e o que é descartável. Mas faça esse exercício: acompanhe as redes sociais de marcas, influenciadores digitais e modelos. Fique de olho também nos principais sites que falam sobre moda, como o Steal The Look, WGSN e Moda It. O Pinterest também é uma ótima rede social para você acompanhar!

Faça um brainstorm com a sua equipe

Tenha em mente que você não trabalha só. Um brainstorm em equipe pode render bons frutos: se da reunião não sair boas ideias, com certeza irá sair ideias ruins, e de certa forma, você saberá quais caminhos não deve seguir. Isso já é um norte para a sua coleção, pois compreenderá o que não irá funcionar. Busque anotar as primeiras palavras que vêm na mente dos seus colaboradores, crie mapas mentais, fluxos de ideias, desenhos, listagem de cores… nesse momento, tudo é permitido.

Confira as opções de tecidos da Manatex

Nessa última dica, nós te convidamos para conhecer o catálogo de tecidos da Manatex. Trabalhamos com modelos para lingerie, moda praia e fitness, investindo sempre na qualidade, durabilidade e beleza de seus produtos. Quem sabe lá você encontrará inspirações fresquinhas para desenvolver sua nova coleção de moda! Clique aqui e confira.

Gostou do nosso artigo? Então fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!