17 outubro de 2022

Alfaiataria feminina: confira a moda que veio para ficar

Começar um negócio na alfaiataria feminina é uma excelente oportunidade de trabalhar de forma independente.

Significa oferecer uma ampla gama de serviços: consertos, criações sob medida e personalizadas ou especialização em setores específicos como vestidos de noiva, vestidos de festas e tudo o que envolve as tendências do momento.

A alfaiataria preza por cortes refinados e com perfeito alinhamento, em geral com tecidos nobres e com excelente caimento.

O que é alfaiataria feminina?

A alfaiataria feminina funciona como uma oficina artesanal em que se confeccionam roupas para mulheres.

Preparam-se roupas sob medida ou são feitos reparos personalizados em roupas já prontas.

Antes dos anos 60, a profissão de alfaiates era muito difundida. Mas, devido ao aumento da concorrência com a moda industrializada, a partir dos anos 70 os alfaiates foram diminuindo gradativamente.

Hoje, o termo alfaiataria está cada vez mais ligado à alta costura, que se reflete nas tendências das passarelas pelo mundo ou se aplica à criação de roupas para cerimônias formais.

Alfaiataria feminina: exemplos de looks que nunca saem de moda

Quer conhecer algumas tendências que estão sempre em alta na alfaiataria feminina? Aqui você vai encontrar várias dicas de looks de diferentes estilos que deixarão qualquer mulher bem vestida e, também,  bastante confortável.

Top e calça pantalona

As calças pantalona enfatizam as formas femininas nos lugares certos e é o tipo de vestimenta que sempre está presente nas passarelas. Tornaram-se um “must have” em qualquer guarda-roupa feminino.

É possível soltar a imaginação para criar trajes personalizados e com atenção aos detalhes.

Combinado com um top da mesma cor da calça, ou com uma cor diferente, o conjunto top e calça pantalona é confortável e pode ser confeccionado com tecidos nobres, como o linho, para um look mais formal, por exemplo.

Para complementar o visual, você pode escolher também por uma combinação de terno que destaca suas formas e faz você se sentir à vontade.

Ideal para um look de verão que não se esquece facilmente.

                                                                             Fonte: Pinterest.

 

Vestido longo com alças

Perfeito para combater o calor do verão, o vestido longo soltinho com alças é a solução ideal para essa estação, além de ser elegante e atemporal.

Com um vestido longo, apenas uma peça de roupa será suficiente para criar o look do dia.

Para quem gosta de viajar com pouca bagagem, é a solução perfeita, principalmente se for confeccionado com tecidos resistentes e que não amassam.

O vestido longo estilo boho com alças é uma peça-chave na alfaiataria feminina.

Saias de tule

Essa não é uma tendência apenas entre bailarinas. A saia de tule deixa qualquer visual para uma noite elegante.

Para deixar o look mais descontraído e jovial, vale a pena usá-la com cintos de corrente ou com um top cropped.

Para combinar, jogando com contrastes, valem também as camisas de popeline, para criar uma atmosfera mais séria.

Macacão curto

O macacão curto é uma das peças muito procuradas por mulheres. Ele pode ser mais descontraído ou mais formal a depender do tecido utilizado, mas sempre tem um ar de jovialidade.

Funcionam bem para qualquer ambiente e evento. Basta ter um macacão curto no armário para estar pronto até para um convite de última hora, seja para uma noite romântica, um coquetel ou uma noite na balada.

Ele é confortável, sensual e feminino ao mesmo tempo. Existem diferentes estilos e modelos para diversas ocasiões. E as mulheres amam porque podem abusar dos acessórios.

Vestido curto com ombros descobertos

Os ombros nus são um detalhe muito refinado e próprio dos vestidos de verão.

Perfeito tanto para o dia quanto para a noite, este modelo de vestido curto pode ser usado com qualquer calçado.

Para um jantar elegante ou um almoço com amigos, ele nunca falha e é o queridinho de mulheres que desejam um visual romântico e moderno, especialmente se for um tecido fresco para os dias de calor.

Chique esportivo

Um dos estilos preferidos das mulheres que prezam pelo conforto é o chique esportivo.

Trata-se de misturar peças da cultura da alfaiataria e roupas clássicas, como trench coats e blazers, com outras mais “street”.

Inclui tops canelados, tênis estilosos ou sandálias e bolsas de todos os tipos. Ao optar por uma paleta básica, você obterá um look impecável para o dia ou mesmo para eventos mais descontraídos à noite.

Combinação de cores

Na alfaiataria feminina, combinar bem as cores é um pré-requisito para ser elegante em qualquer estilo.

Por exemplo, a combinação de nude, rosa claro e fúcsia, espalhados em diferentes peças de roupa, pode criar um efeito harmônico em todo o look , o que sugere discrição sem parecer monótono.

Se, por outro lado, você preferir o bloco de cores, com a combinação de cores fortes e não necessariamente complementares, tome cuidado para não criar resultados muito efusivos.

O verde, em especial, ganhou as passarelas para o verão de 2022. De Valentino a Christian Dior, são muitos os estilistas que usaram estampas ou tecidos nessa paleta.

 

Então, já está pronta para criar looks memoráveis na alfaiataria feminina?

Conheça os nossos tecidos para criar peças refinadas e surpreendentes.