08 dezembro de 2021

Proteção uv: Como se proteger dos raios solares com roupas apropriadas?

 

Você sabia que roupas comuns normalmente não protegem totalmente a pele dos raios solares que a queimam? Por isso, é importante que tecidos, principalmente os que são usados para a fabricação de roupas para práticas esportivas ao ar livre, contenham proteção UV. Esse é um cuidado que precisa ser tomado desde a fabricação do tecido, e existem várias técnicas para oferecer essa proteção. Além disso, é preciso informar o consumidor final dos cuidados que eles precisam ter com as peças de roupas que contam com proteção UV. Quer saber mais? Então veja a seguir.

 

A fabricação é o segredo

Tecidos feitos com matérias primas mais comuns, como o algodão, costumam ter um baixo fator de proteção solar, o famoso FPS, que você certamente já conhece dos protetores solares para pele que você compra em drogarias. É baixo mesmo. Um tecido de algodão, por exemplo, tem o FPS em cerca de 7. Você deve se lembrar que um protetor que evite lesões, manchas e queimaduras deve ter no mínimo o fator de proteção UV 30, não é mesmo? Então imagine só uma roupa que não ofereça nem 25% desse mínimo?

Pode ser que em exposições mais rápidas ou parciais esse fator de proteção baixo já seja suficiente. Mas, caso você venda peças esportivas ou de praia, então vale muito a pena oferecer alternativas que de fato protejam a pele de seus clientes. Além de ser um diferencial para sua marca, é uma contribuição para a saúde pública. Mas você sabe como esses tecidos são fabricados? Existem várias formas de fabricar tecidos com proteção UV. Uma delas é com a utilização de microfibra com pequenas partículas de titânio na composição do fio. Outro modo é fabricar tecidos comuns, como os de algodão e, posteriormente, tratá-lo com um banho químico que fixe substâncias protetivas nas fibras dele. De qualquer forma, como resultado o tecido ganha a proteção UV ao se tornar capaz de refletir os raios solares malignos ao invés de absorvê-los.

 

Tecidos com proteção UV: principais cuidados

 Os tecidos com proteção UV merecem atenção especial para que não deixem de ser eficazes contra os raios solares malignos. Entre os principais, estão:

– Lavagens manuais, sem o uso de máquinas de lavar;
– Secagem à sombra, para evitar desbotamentos;
– Armazenamento em locais arejados e frescos;
– Evitar ferro de passar, especialmente em temperaturas muito altas.

Outros cuidados são idênticos aos de peças comuns. É importante informar os seus clientes desses cuidados no momento da venda para evitar eventuais frustrações causadas por mal uso das peças.

 

Principais benefícios da proteção UV em tecidos

Oferecer tecidos com proteção UV pode contribuir para práticas de atividades físicas ao ar livre muito mais seguras, além de momentos de lazer, em praias ou piscinas, ainda mais relaxantes e sem queimaduras solares posteriores. Além dos benefícios a curto prazo, os tecidos com proteção UV são aliados da luta contra o câncer de pele, uma das doenças mais comuns no Brasil e no mundo e que pode ser prevenida em grande parte ao se evitar os raios solares nocivos, conhecidos como Ultravioleta A (UVA) e B (UVB). Esses raios interagem com células da pele e, além de provocar queimaduras de primeiro grau, são capazes de causar danos no DNA de algumas células, que passam a se multiplicar de forma aleatória e nociva. Isso é, de forma simplificada, o câncer de pele.

 

proteção uv roupa

 

Tecidos para todas as necessidades e gostos

Como existem várias formas de se atingir a proteção UV em roupas, existem também inúmeras opções de tecidos com essa proteção, desde os mais elásticos até os que contam com textura mais macia. Os tecidos de Lycra com proteção SunPro, por exemplo, oferecem um FPS 50, e são capazes de bloquear até 98% dos raios solares nocivos, os UVA e UVB. Esses tecidos podem ter diversos padrões, como os estampados, listrados, jacquard ou lisos. Isso significa que tanto peças de moda fitness quanto de moda praia estão disponíveis com a tecnologia de proteção UV.

 

Não deixe de conhecer

Se você quiser conhecer mais sobre esses produtos ou ainda as estampas e linhas de moda praia ou moda fitness que tenham essa proteção UV, não deixe de entrar em contato conosco ou conhecer nossos produtos. Lembre-se de que seus clientes merecem ter a opção de se proteger contra os raios solares, principalmente quando o sol faz parte da rotina ou do lazer deles, e seu negócio pode contar com esse diferencial para atrair cada vez mais pessoas interessadas em cuidar da saúde da própria pele.