09 março de 2021

Análise SWOT para empresas de moda: conheça essa estratégia

Também conhecida como Análise FOFA, a Análise SWOT é uma estrutura organizacional de planejamento estratégico que pode ser utilizada em diferentes tipos de negócios. Seja motivado pela expansão de mercado, abertura de novas lojas e lançamento de website, renovação de identidade visual ou reestruturação organizacional. O uso da matriz SWOT cabe a todos os negócios para a compreensão do ambiente em que estão inseridos e posterior análise de consequências e resultados. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse sistema de informação?

Afinal, o que significa SWOT?

A sigla SWOT significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Esses são os pilares da entidade empresarial que devem ser considerados na hora de analisar a organização ou projeto de negócio como um todo para melhor organização e execução de ideias.

Quando estudamos as forças e fraquezas de uma corporação, por exemplo, devemos considerar os fatores INTERNOS do modelo empresarial. Alguns dos pontos que geralmente são adicionados a estes tópicos são:

  • Características relacionadas a equipe;
  • Público;
  • Reserva de caixa;
  • Estoque;
  • Presença de mídia;
  • Movimentação de colaboradores.

Além disso, outros fatores que são de responsabilidade direta da empresa.

Já as oportunidades e ameaças dizem respeito aos fatores EXTERNOS que influenciam direta ou indiretamente na execução de um plano de negócio, ou no funcionamento de um projeto.

Aqui entram questões econômicas, climáticas, migratórias, mudanças de mercado, especificidades do segmento da empresa de forma global. Também outros fatores que não são de controle ou responsabilidade da corporação, mas que podem afetar seu funcionamento de alguma forma.

Análise FOFA em ação!

A ferramenta SWOT pode (e deve) ser utilizada em todos os segmentos empresariais, em especial no setor de moda. Por ser um mercado extremamente volátil e de ampla expansão. Também é interessante realizar a análise SWOT ao início de novas coleções, projetos, expansões, rebrandings e parcerias. Assim, possíveis transtornos podem ser evitados, novas ideias podem aparecer, a equipe adquire visão global da empresa e compreende como cada setor influencia no produto final.

Como fazer análise FOFA? Isso é muito simples! Separe um espaço em quadrantes, anote os tópicos e deixe as ideias junto ao seu time. Temos certeza que, após a primeira tabela SWOT, a ferramenta vai se tornar essencial em todas as novas propostas.