18 junho de 2019

Você sabe o que é Athleisure? Conheça a nova tendência

Esse termo pode causar bastante estranheza, mas temos certeza que você já teve contato com esse conceito. “Athleisure” é a junção das palavras em inglês “athletic”, que significa atleta, com “leisure”, que significa lazer. É a tendência que pegou o sportswear das academias e incorporou no mundo fashion. Ou melhor dizendo: é a mistura entre as roupas esportivas com as casuais, com o intuito de criar algo totalmente moderno, confortável e cheio de estilo.

Como começou

Esse conceito começou a ganhar força em 2014, com a marca Lululemon, e hoje já está incorporado em diversas grifes no mundo todo. É muito provável que o Athleisure seja uma resposta à necessidade das pessoas vestirem algo prático e confortável, mas que ao mesmo tempo apresente estilo e modernidade.

Um estudo realizado pelo NDP Group mostrou que em 2017 as vendas de roupas casuais diminuíram, enquanto a venda de modelos actionwear (outro termo para designar as peças utilizadas para praticar exercícios físicos) aumentou muito mais. Várias celebridades fitness, as chamadas #ProteinPrincesses, que possuem vários seguidores no Instagram, como Gabriela Pugliesi e até mesmo Khloe Kardashian, entraram no jogo e passaram a vestir essa tendência.

Mas espera aí: não precisa ser nem um pouco fitness ou ter uma ligação com o esporte para poder usar o estilo Athleisure. A gente pode provar!

Quem está usando?

Provavelmente você já deve ter se deparado com alguma pessoa usando essa tendência na rua, por exemplo. É só você abrir o seu Instagram que encontrará vários looks. Ou, até mesmo, você já deve ter usado em alguma ocasião, mas nem percebeu. Várias celebridades, como a modelo Gigi Hadid e a empresária Kendall Jenner são super adeptas a esse estilo. Rihanna e Dua Lipa frequentemente são clicadas usando tops de ginástica, moletons, jaquetas de náilon e calças com listras laterais. Dá pra totalmente se inspirar nessas personalidades na hora de montar a coleção e a gente com certeza vai te ajudar durante esse processo.

Coleções próprias

Diversas marcas conhecidíssimas entraram na dança, lançando peças e até mesmo coleções baseadas nesse estilo contemporâneo de se vestir. As marcas Puma, com uma coleção mais esportiva de Rihanna; e Adidas, com coleções mais sofisticadas, como a Y-3 de Yohji Yamamoto e a de Stella McCartney fizeram história. Empresas brasileiras também deixaram o seu legado: em 2016, a marca Animale criou uma nova linha com o nome Athleisure, totalmente inspirada neste conceito.

Combinações que dão certo

A gente separou algumas combinações que adoramos e que podem servir de inspiração para montar suas coleções e lookbooks, por exemplo.

Lembre-se: não é só a beleza, conforto e bem-estar também fazem parte dessa nova tendência. Dá uma olhada:

Acessórios esportivos: boné + vestido longo + pochete + tênis

  • Moletom gigante que fica acima do joelho e que pode servir como vestido
  • Calça jogger + top + tênis
  • Bermuda + top + tênis + complemento chique (vestidinho, blazer ou kimono)
  • Calça esportiva larga, colorida e cheia de zíperes + pochete
  • Blusa chique + calça esportiva + sandália
  • Top + bermudinha + camisa larga que cai como um kimono
  • Moletom + calça esportiva colorida + salto alto
  • Clássico: moletom gigante até o joelho + calça + tênis esportivo

Agora que você já sabe o que é athleisure e também depois das nossas dicas, fica difícil não ter inspiração para misturar as peças e criar um look totalmente novo, né?! Mas lembre-se do objetivo principal: criar um visual prático, confortável, mas que mantenha uma identidade e estilo.

Para este momento, escolha uma das playlists que preparamos para você. Até a próxima!