14 janeiro de 2022

Tecidos sustentáveis: Veja o que é e como utilizar

Tecidos são mais do que pedaços de pano que servem para nos vestir, eles são parte de nossa identidade e mostram quem somos e no que acreditamos. Existem cada vez mais pessoas que acreditam que a sustentabilidade é importante para garantir a vida saudável no planeta, então por que não pensar em tecidos sustentáveis? Isso porque, apesar de o processo de fabricação dos tecidos atualmente respeitar a legislação ambiental e ter, nas etapas de tingimento, por exemplo, protocolos de tratamentos da água utilizada no processo, ainda existe uma questão pertinente: como descartar tecidos da forma correta?

 

Tecidos sustentáveis: uma questão de consciência

Para responder a essa questão, é preciso, primeiro, reconhecer que vários dos tecidos que nós temos, apesar de serem produzidos em processos mais sustentáveis, ainda não são biodegradáveis. Assim como os plásticos, eles podem levar décadas, ou até mesmo séculos, para serem naturalmente decompostos e deixar de poluir a natureza.

Algumas das alternativas para solucionar esse problema você já conhece: pensar no seu consumo de forma consciente, evitar comprar peças desnecessárias e estimular a doação de peças usadas ainda em bom estado. Inclusive, se a sua empresa está envolvida nessas campanhas, você já está a um passo à frente. Mas os tecidos sustentáveis são um grande avanço para o meio ambiente, e sua empresa pode abraçar essa causa e atrair clientes que se preocupam com essa questão. Para saber como, continue a leitura!

 

tecidos sustentáveis

 

Os tecidos sustentáveis são biodegradáveis

Ser biodegradável significa ter o processo de decomposição acelerado após o descarte. Esse é um ponto importante a ser destacado: as peças fabricadas com tecidos biodegradáveis não vão começar a esfarelar no guarda-roupas, e nem são sensíveis a lavagens de rotina. Enquanto elas forem usadas como roupas comuns, elas durarão tanto quanto qualquer outra roupa. Mas, quando a peça chegar ao fim da vida útil, com o desgaste natural que acontece com qualquer tecido, só há uma alternativa: descartar a peça.

É nesse ponto que está a grande diferença entre os tecidos comuns e os tecidos sustentáveis. Enquanto os tecidos comuns, mesmo descartados corretamente em aterros sanitários legalizados, levam até séculos, como já falamos, para se decompor, os tecidos sustentáveis conseguem ser decompostos em poucos anos. Normalmente, menos que cinco. Essa ação acontece porque, após entrar em contato com o aterro, as bactérias e fungos naturalmente presentes ali vão digerir o tecido, assim como fazem com qualquer alimento e outras matérias orgânicas.

Esses microrganismos não conseguem fazer o mesmo com tecidos comuns, mas como os tecidos sustentáveis são fabricados já pensando nesse fim, eles são otimizados e estruturados para facilitar esse processo de digestão. E entender tudo isso é muito importante para manter seus clientes bem-informados.

 

Vendas e sustentabilidade

Disponibilizar em seu estoque tecidos sustentáveis é tornar a sua empresa parte de um movimento que cresce globalmente. Cada vez mais pessoas buscam formas sustentáveis de consumir e de viver. Esse público também costuma ser mais fiel, e ainda tem a característica de investir mais em um produto que tenha características sustentáveis em relação a um similar que não tenha. Isso significa, em termos de negócio, um aumento interessante de ticket médio ao começar a ofertar produtos sustentáveis.

Mas não basta saber disso se essa informação não tiver clara para seus clientes. Que tal desenvolver campanhas publicitárias que falem sobre esse assunto? Ou então levar esse tema para o interior de sua loja? Se você trabalha com lojas físicas, seus vendedores precisam passar por treinamento para conversar sobre esse tema com desenvoltura, principalmente porque clientes desse segmento costumam ser bem-informados em relação aos processos sustentáveis.

Caso você trabalhe com loja online, atualizar a descrição dos seus produtos para dar destaque aos benefícios dos tecidos sustentáveis é uma tarefa essencial, se você já trabalha com eles. Se não trabalha ainda, independente do tipo de loja que você possui, está na hora de conversar com seus fornecedores e atualizar suas coleções.

 

Os tecidos sustentáveis são uma oportunidade

Existe, atualmente, uma infinidade de tecidos sustentáveis com custo-benefício atraente. Se você não sabe por onde começar, vale a pena conhecer o tecido sustentável Eco Bio da Manatex. Para saber mais, basta clicar aqui. Ele é de microfibra com fio elastano LYCRA®, mas fabricado em com o fio Amni Soul Eco®, que possui a ação biodegradável que te contamos agora há pouco. Por se tratar de uma poliamida, ele pode ser usado em diversas peças: roupas de banho masculinas e femininas, camisas, calças, blusinhas… roupas para inúmeras situações com ação biodegradável!