A Evolução da Moda Esportiva ao Longo do Tempo

A união entre a moda e o esporte existe desde o ano de 2010 e vem sendo atualizado desde então. É indiscutível o fato de que a moda esportiva já faz parte do nosso dia a dia.
Existem diversas modalidades de esportes que possuem seu estilo próprio e com seus itens e peças fazendo parte de um look da passarela ou até mesmo de um “street style”, o que prova que realmente existe uma paixão entre moda e esporte.
Algumas peças relacionadas a um esporte são de fácil identificação, e isso fez com que várias marcas de roupas e acessórios surgissem, produzindo peças focadas em um esporte específico ou mais.

Resolvemos separar alguns esportes que mais influenciam na moda e que tiveram mais evoluções em seu uniforme.

Poker

Esta modalidade famosa e querida nos dias atuais tem tido uma enorme evolução nas tendências de moda de seus praticantes.
Os primeiros resquícios disso surgiram no início de 1900, quando era preciso ter 3 coisas para se sentar à mesa: dinheiro, estratégia e um chapéu de caubói.

Nos anos de 2004 a 2008, a camisa de uniforme se tornou uma grande tendência no mundo do poker. Eram largos e confortáveis trajes coloridos. Há quem diga que eram mais confortáveis que as camisas de hóquei da época.

Desde de 2006 surgiu uma mania de levar um cachecol para campeonatos de poker. Quem lançou a tendência foi o italiano Dario Minieri, usando um cachecol AS Roma em vários jogos do European Poker Tuor.

E para concluir vamos ao mais atual. Em meados de 2010 uma tendência elegante tem se tornado frequente: o uso do terno. Várias estrelas do esporte incluindo Daniel Negreanum, Tony Dunst e Bem Roberts aderiram à vestimenta.

Tênis

 

O tênis é originário da Inglaterra, tendo surgido no século XIX.

A moda esportiva do uniforme de seus praticantes na época era um tanto quanto curiosa. Os homens usavam calça comprida e gravata, enquanto as mulheres usavam saias longas e pesadas, sem contar que eram fabricadas com tecidos de lã. O chapéu também era um acessório recorrente na época.

Somente no ano de 1922 que uma jogadora chamada Suzanne Lenglen, impressionou a torcida ao entrar em quadra usando uma saia curta e sem chapéu.

Natação

Na década de 1920, a roupa de banho para a prática de natação, pesava aproximadamente 5 quilos quando molhada, além de ficar extremamente gelada.

Em meados de 1950, a marca Speedo foi a primeira fabricante do maiô de lycra. Hoje, esta tec nologia permite um tecido ultrafino na fabricação do maiô, fazendo com que este repila a água e comprima os músculos durante a prática do esporte.

Além disso, existem tecidos que podem aumentar a velocidade debaixo d’água, como o LZR Racer da Speedo.

Com o passar dos anos, a moda esportiva evoluiu do ponto em que as peças que eram consideradas moda na época fossem adaptadas aos poucos para a prática dos exercícios, sem se preocupar com a funcionalidade ou conforto, para o contrário, onde o foco está no aspecto funcional, no design e principalmente, no conforto.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe nos comentários, será um prazer te responder. Um abraço e até o próximo post.