Quando pensamos no futuro da moda, é essencial colocarmos em discussão a questão de sustentabilidade, ainda mais quando ela impacta diretamente na escolha dos tecidos que iremos vender. Por isso, utilizamos o selo “algodão sustentável” em nossos produtos, que vai muito além de uma tag: é um compromisso que temos com o BCI, que regulariza todo o tipo de tecido que produzimos que contém algodão.

Devido a essa importância, preparamos essa matéria para dividir com você sobre o nosso processo de escolha de fios – e os impactos que isso pode causar no mundo. Vem com a gente!

O que é o BCI?
BCI significa Better Cotton Iniciative. É uma organização sem fins lucrativos que reúne produtores, beneficiadores, tecelagens, comerciantes, fabricantes, varejistas e organizações da sociedade civil em uma parceria global, cujo objetivo é transformar a produção de algodão e garantir o futuro próspero para o setor. O BCI padroniza o cultivo do algodão, controla a quantidade de agrotóxicos que são usados e faz um uso menor de água comparado ao processo de fabricação convencional. A organização cuida desde o começo do processo: certifica as fazendas de algodão e analisa o produto final.

O BCI tem alcance global (sua sede é na Suíça) e atualmente faz certificações para marcas como Nike, Adidas e C&A. E agora, a Manatex uniu forças à organização para fazer sua parte, contribuindo para o meio ambiente e para o setor da moda sustentável.

Mas por que isso é importante?
O BCI compartilhou com a gente alguns dados que achamos importante repassar para você:
● Cerca de 80 países produzem algodão em escala comercial;
● O número de hectares de algodão cultivados chega a 35 milhões, o que representa 2,5% da terra arável no mundo;
● Aproximadamente 300 milhões de pessoas trabalham por ano no setor, segundo estimativa do International Cotton Advisory Committee (Icac);
● O algodão é muito importante para a economia global e essencial para milhões de pessoas que vivem em países pobres.

O BCI com a Manatex

Por conta dos impactos da produção de algodão no mundo, selamos essa parceria com a instituição. Nós passamos pela regularização do BCI na compra dos fios de algodão.
Portanto, todo o nosso algodão vem de um meio mais sustentável – e foi assim que nasceu a tag “algodão sustentável” que você pode encontrar em nossos tecidos que utilizam algodão como matéria-prima. E como compartilhamos da mesma missão, vestimos a camisa e acreditamos nos princípios que o BCI possui. Conheça:

1. Minimizar os impactos prejudiciais das práticas de proteção à cultura do algodão;
2. Utilizar a água de maneira eficiente e zelar por sua disponibilidade;
3. Cuidar da saúde do solo;
4. Conservar os habitats naturais;
5. Zelar e preservar a qualidade da fibra;
6. Promover relações justas de trabalho.

A gente acredita que o consumo consciente faz uma grande diferença na vida e pode causar impactos positivos em nossa sociedade. Por isso, faça o exercício de conhecer que tipo de material você está comprando, assim como a procedência dos tecidos. Além disso, apresente essa opção para os seus clientes, espalhe a ideia e nos ajude a deixar o planeta mais sustentável.