01 março de 2024

Explorando o Estilo: conheça o Círculo Cromático!

Você sabia que a cor é a primeira coisa que as pessoas notam em um look? Por isso, é tão interessante aprender a usar o círculo cromático ao escolher roupas, pois isso ajuda na criação de nossa imagem pessoal.

O círculo cromático é uma representação circular dos núcleos visíveis ao olho humano. Ele é usado em arte, design, moda e outras áreas para organizar e mostrar as relações entre os núcleos, é um excelente guia visual em forma de círculo que ajuda a entender como os núcleos se relacionam umas com as outras em termos de composição, saturação e luminosidade. 

Ao escolher cores, podemos seguir três abordagens: usar cores complementares (duas cores opostas no círculo), escolher cores análogas (próximas umas das outras) ou optar por tons diferentes da mesma cor, criando um esquema monocromático. Essas escolhas garantem harmonia nas combinações de cores.

O círculo cromático tem o formato de pizza dividida em 12 fatias, cada uma representando uma cor. Existem 3 núcleos primários, 3 secundários e 6 terciárias no total. 

Cores complementares

Cores complementares são duas cores opostas que se complementam, como vermelho e azul, roxo e amarelo ou verde e rosa. Essas combinações, conhecidas por equilibrar o quente com o frio, são populares na moda.

Para um visual mais discreto, você pode escolher versões mais claras com branco ou mais escuras com preto na composição.

Tríade

Cores triádicas são vibrantes, ousadas e informais, combinando 3 ou mais núcleos igualmente espaçadas no círculo cromático. Essa harmonia chama bastante atenção, sendo popular em vitrines. É um favorito de pessoas criativas e ousadas devido à sua mistura única.

Análogas

Cores análogas são fáceis de combinar porque já estamos acostumados a vê-las juntas. Por exemplo, vermelho com rosa, laranja com amarelo, verde com azul e azul com roxo. Você pode escolher tons semelhantes (vibrantes, lavados ou mais fechados) ou mesclados para looks mais ousados.

Monocromático

Usar um estilo monocromático não significa usar a mesma  cor em todo o visual, o que pode deixar uma aparência monótona. É melhor optar por tons semelhantes, variando a intensidade da cor escolhida. É importante notar que o efeito de alongamento da silhueta ainda funciona mesmo dessa forma, mas branco e preto, por serem luz e ausência de luz, não contam como um look monocromático! 

Agora que você conhece as melhores formas de combinar cores em seus looks, você certamente irá descobrir diversas possibilidades em seu guarda-roupa. 

Uma dica: se estiver com medo de errar, tente começar pelos acessórios!