Como iniciar uma confecção de moda praia?

Os brasileiros são os que mais consomem moda praia no mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e, portanto, investir neste mercado pode ser uma ótima alternativa para quem quer ingressar no setor têxtil. Por este motivo, separamos algumas dicas de como iniciar uma confecção de moda praia que podem te ajudar a dar os primeiros passos neste novo empreendimento.

Comece pelo planejamento

Independentemente do tipo de negócio, é fundamental deixar bem claro cada detalhe noplanejamento, levando em consideração desde a escolha do local até a  matéria-prima utilizada pela empresa. No site do Sebrae é possível encontrar um guia completo de como elaborar um plano de negócios confecção moda praia, que certamente te ajudará nesta etapa.

Pense na estrutura da empresa

De início, dispor de um espaço com cerca de 100 m² já é o suficiente. Com isso, torna-se possível a montagem de um escritório para tratar das questões administrativas, uma área para a produção das peças, um estoque para a armazenagem da matéria-prima e das peças prontas, além de um pequeno showroom, caso a venda seja feita diretamente ao consumidor final.
Antes de eleger a melhor estrutura, no entanto, é preciso se atentar à localização da mesma, ponto fundamental para o bom desempenho das vendas. Para isso, observe a facilidade de acesso, a visibilidade, se há espaço para um estacionamento, qual é o volume de tráfego, o nível de ruído, a proximidade com concorrentes e, por fim, verifique se há alguma legislação específica em seu município sobre a localização de uma confecção de moda praia.

Prepare-se para adquirir os equipamentos

Para o escritório, não há segredo: uma mesa, uma cadeira, um computador com internet, uma impressora e um telefone, são perfeitos. Para a área de produção, no entanto, é preciso dispor de máquinas de costura overloque, máquinas galoneiras, máquinas para cortar tecido, mesa de madeira, elastiqueira e colarete de overloque, além de manequins infantis, adultos femininos e masculinos.

Monte uma equipe de forma precisa

Poder contar com uma equipe de funcionários capacitados pode fazer toda a diferença no seu negócio. Desta maneira, será preciso dispor de um estilista, um modelista, dois cortadores, cinco costureiras, um auxiliar administrativo, dois vendedores, um auxiliar de serviços gerais e um motorista.

Disponha de bons fornecedores

A confecção dos produtos básicos de uma confecção de moda praia, como biquínis, maiôs, cangas, saídas de praia, sungas e bodies, começa com a escolha da melhor matéria-prima. Logo, é necessário realizar uma boa pesquisa de fornecedores, sejam eles da região ou não, para encontrar as melhores opções para o seu negócio, sem esquecer da qualidade e da relação custo/benefício. Lembre-se de que também é necessário adquirir os acessórios para a composição, como fendas de metal, botões, bojo, rolotê para regulagem dos biquínis, etc.

Atenda às exigências legais

Nesta etapa, o mais indicado é a contratação de um contador, pois é este profissional que lhe auxiliará na hora de obter o CNPJ, além da licença da prefeitura municipal e do corpo de bombeiros, itens indispensáveis para a abertura da sua confecção.

E aproveite!

Por mais trabalhoso que seja montar um negócio do zero e, posteriormente, cuidar de todas as obrigações que ele demanda, de nada adianta se você não puder se sentir satisfeito com a confecção. Procure tirar proveito de cada etapa e aprender sempre um pouco mais sobre o mercado, as negociações, as peças, os clientes e todos os assuntos envolvidos. Isso será fundamental para o seu crescimento, tanto profissional, quanto pessoal e ainda fortalecerá a sua relação com o novo empreendimento.

Agora que você já sabe como iniciar uma confecção de moda praia, que tal deixar nos comentários a sua opinião sobre o post?

Até a próxima!