fbpx

Você já ouviu falar sobre escalada esportiva? Talvez não seja algo tão incomum pra você, já que é uma modalidade de esporte que existe há anos no Brasil, sempre associada à aventura, adrenalina e natureza. Mas nos últimos anos, ela ganhou bastante notoriedade, a ponto de ser incluída nos próximos jogos olímpicos.

Conheça um pouco sobre esse esporte com a gente:

O que é a escalada esportiva

Vamos te contar um pouquinho de como a escalada esportiva surgiu. Foi na década de 70, na Ucrânia, quando um homem decidiu escalar pedras na parede do seu próprio quarto, a fim de realizar um determinado treinamento físico. Simples assim. No entanto, a ideia foi se expandindo no mundo inteiro e logo surgiram os escaladores profissionais, que batizaram a atividade com o nome que conhecemos hoje.

Mas do que ela realmente se trata? A prática de escalada considera técnicas e movimentos de montanhismo, só que sem a necessidade de estar escalando uma montanha. Ela pode ser realizada em ambientes indoor (em paredes e cenários falsos) e também outdoor (lugares ao ar livre). Pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo: o que vai definir isso será a preferência pessoal e estilo de vida de quem a estiver realizando.

Escalada na… academia?

Como já mencionamos, esse esporte pode ser praticado tanto ao ar livre quanto em lugares fechados. Porém, não é algo restrito apenas para a área profissional. Muitas pessoas buscam desenvolver as habilidades que essa atividade requere e as academias são locais que estão investindo muito nessa prática. Por serem lugares fechados, oferecem maior segurança para quem estiver praticando, impedindo quedas e grandes lesões.

Os benefícios da escalada

São inúmeros os benefícios que essa modalidade traz para o corpo e a mente do atleta. Conheça alguns:

  • Aumenta a resistência muscular;
  • Desenvolve o equilíbrio;
  • Trabalha aspectos como o medo, concentração e atenção;
  • Melhora a consciência corporal;
  • Controla as emoções;
  • Alivia o estresse;
  • Promove o bem-estar.

Que roupas são necessárias para escalar?

Em questões de habilidades, é necessário ter muita força e concentração. Durante o “percurso”, você pode encontrar obstáculos e desafios, portanto, precisa estar fisicamente e psicologicamente preparado. Levar o equipamento certo e vestir roupas adequadas é essencial. E é aí que nós entramos. Buscamos criar tecidos que se adequem a essa atividade esportiva, por isso, criamos três linhas fitness que você pode usar para confeccionar as coleções:

  • Nossa linha Fitness Top Liso é produzida na base de poliamida com elastano LYCRA®, tem alta compressão para dar mais firmeza, conforto e segurança na hora da prática esportiva.
  • O tecido para lingerie de microfibra Compress se modela no corpo e proporciona sustentação, firmeza e conforto. Esse tecido é perfeito para a confecção de tops, regatas, bermudas e leggings.
  • O Fitness Power é ideal para a confecção de peças no setor fitness. A linha possui tecnologia SUN PRO UV, gramatura alta e LYCRA®, que garante firmeza, segurança e conforto para a prática de exercícios físicos.

 

A escalada esportiva nas Olimpíadas

Depois de ter sido levada como um esporte amador durante muitos anos, a escalada esportiva vai estrear como modalidade olímpica nos jogos de Tóquio (Japão), em 2020. No entanto, ela irá participar como um programa especial, o que não garante que ela permaneça nas próximas edições. Tudo vai depender da recepção do público, da mídia, e até mesmo das habilidades dos atletas.

A competição de Tóquio contará com 40 atletas (20 na categoria feminina e 20 na masculina) e cada país poderá levar 2 esportistas de cada gênero. Porém, como em todas as outras modalidades, é preciso se classificar primeiro. Embora o Brasil não tenha uma cultura forte de escalada esportiva, possui fortes atletas para a competição, como o paulistano Cesar Grosso.

Os jogos olímpicos de 2020 contarão com três modalidades de escalada:

  • Dificuldade/Lead: o atleta escala um paredão de 15 metros com cordas;
  • Bloco/Boulder: escalada em um paredão de 4 metros, sem cordas;
  • Velocidade: vence o atleta que escalar mais rápido um paredão de 15 metros, com cordas.

Só de pensar já dá um friozinho na barriga, né?! Admiramos muito esse esporte e por isso acreditamos que o mercado precisa ter mais coleções de roupas disponíveis para essa prática esportiva. Quer saber mais sobre nossos tecidos esportivos? Entre em contato com a gente e fique de olho no nosso blog.