fbpx

Quando bate aquele friozinho todo mundo vai correndo pegar um casaco, não é?! Mas como todo inverno, muitos dias acabam sendo congelantes – ou no mínimo desconfortáveis. Por isso, recorremos a várias camadas de roupas: blusas, suéteres, moletons, jaquetas… uma por cima da outra, o que acaba dificultando a mobilidade e muitas vezes impedindo as atividades da nossa rotina.

Uma solução para este problema é o uso das roupas térmicas, que vieram para o mercado da moda com o objetivo de aquecer quem as veste de maneira prática e inteligente. No entanto, isso gera uma dúvida bastante comum e pertinente: será que roupas térmicas realmente funcionam? Por isso, escrevemos essa matéria para ajudar você com essa questão. Vem com a gente!

Primeiro, o que são essas roupas?

As roupas térmicas são fabricadas com uma tecnologia específica e inteligente para aquecer. Elas são capazes de manter o calor produzido pelo nosso corpo, o chamado isolamento térmico, e dessa forma protegem de temperaturas extremas. Além disso, até mesmo no inverno nós transpiramos. Por isso, o tecido irá absorver o suor, impedindo que a umidade entre em contato com nossa pele.

Essa tecnologia permite que as roupas térmicas sejam extremamente finas e coladas ao corpo. Isso evita que as pessoas fiquem cheias de camadas e não consigam se mexer direito. No entanto, por mais que sejam consideradas como uma “segunda pele”, as roupas térmicas são muito mais que isso. Várias peças podem ser vestidas de maneira independente, combinadas com peças que não são térmicas.

Os benefícios que elas trazem

Beleza, você já sabe que essas roupas impedem que a gente passe frio. E o que mais? Conheça agora outros benefícios que as roupas térmicas trazem:

  • Proteção contra os raios UV: tecnologias presentes nas peças protegem o usuário contra os raios ultravioletas;
  • Shape memory: o tecido se molda de acordo com o corpo de quem estiver usando a peça. Depois, ele volta ao normal;
  • Maior durabilidade: o acabamento antipilling traz resistência para a roupa, mesmo depois de passar várias vezes pela máquina de lavar;
  • Praticidade total: elas não precisam ser passadas a ferro, secam rápido e a sujeira sai tranquilamente durante a lavagem.

Quais são os modelos?

Mas é claro que não existe apenas um modelo com esse tecido. Existem três categorias principais que vão de acordo com a intensidade do frio que está fazendo. A mais simples é a base layer, também conhecida como camada de base. Ela é a primeira camada a ser vestida, ficando totalmente em contato com a pele, garantindo o isolamento térmico e proporcionando uma mobilidade como se estivesse usando apenas uma camiseta de malha.

A segunda camada é o mid layer, que nada mais é do que uma peça intermediária para dias mais rigorosos de frio. Elas são fabricadas com fleece, um material similar ao de cobertores. Mas se você deseja confeccionar coleções para pessoas que viajarão para lugares com temperaturas negativas, sugerimos o outer layer: uma camada térmica mais grossa preparada especialmente para situações de frio extremo, neve e tempestades.

Tecidos térmicos Manatex

Quando falamos em tecidos que mantém o corpo aquecido, vale ressaltar os que tem base de poliéster. Essa fibra sintética possui a característica de ser mais quente, ele impede a entrada do ar como também não permite a saída do calor do nosso corpo, dessa forma, é um tipo de peça que esquenta. Aqui na Manatex os mais recomendados para essa função são os tecidos Colorful, Tendência e o Fitness Power Poliéster. Você pode agradar tanto seus clientes que gostam de tecidos finos e sóbrios quanto os que preferem modelos estampados e com cores vivas: nossa linha conta com essas duas opções.

E se o que você busca para criar seus produtos for um tecido que regula a temperatura do corpo tanto em dias quentes como em dias frios, aqui na Manatex, temos o tecido Sense Breeze. Esse tipo de tecido possui a tecnologia NILIT® BREEZE presente no fio. Além de ter um toque macio com excelente caimento que proporciona um ótimo conforto térmico.

Combinações que você pode fazer

Se você quiser, pode utilizar somente peças térmicas para compor o look, sem problemas. Mas se preferir, pode deixar a criatividade rolar e combinar a coleção com roupas de peças não-térmicas. Nós damos algumas sugestões para as suas criações e também para você repassar às suas clientes:

  • Calça jeans combina com tudo! Use-a com blusas base layer em dias não tão frios;
  • Combo de inverno: camada de jaquetas e calças mid layer + gorro + luvas + cachecol. Nossas extremidades do corpo sentem muito frio!
  • Blusa base layer + jaqueta jeans ou então corta-vento.
  • Peças esportivas combinam totalmente com as roupas térmicas. Invista nessas combinações também!

Interessante como a tecnologia permite desenvolver a indústria da moda não apenas em questão de estilo, mas também de conforto e proteção, não é?! A gente acredita que as roupas térmicas funcionam totalmente contra o frio. E você, o que achou?

Leia também sobre as roupas de estilo athleisure e como elas podem combinar com as peças térmicas.