O HIIT é uma sigla em inglês para “High Intensity Interval Training”. Traduzindo para o português, seria algo como “Treinamento de intervalo de alta intensidade”. Esse tipo de treino tem ganhado muita força no mercado fitness, e se você clicou aqui, é porque tem bastante interesse em saber como ele funciona, não é?!

Por isso, neste artigo iremos abordar o que é o HIIT, como ele funciona e quais são os seus principais benefícios. Vem com a gente:

Primeiramente, o que é o HIIT?

Como falamos na introdução, o HIIT se trata de uma abordagem de treinamentos que envolvem sessões repetidas de treinos de alta intensidade e que são seguidas por tempos de recuperação variados. Nessas sessões, o esforço do praticante fica próximo ou acima da taxa máxima de consumo de oxigênio. Dessa forma, impulsiona o metabolismo e maximiza a ingestão de oxigênio. O descanso entre as sessões pode ser ativo (quando o praticante continua se movendo, porém em uma intensidade menor) ou passivo (onde o praticante fica totalmente parado).

Ficou confuso? Vamos te explicar melhor. Continue lendo:

Qual é o objetivo desse treino?

O maior objetivo do treino HIIT é queimar calorias, tanto durante o treino quanto nas próximas 24 horas do pós-treino. Veja como isso funciona:

  • Durante as sessões, o corpo passa por um déficit de oxigênio e, por isso, precisa restaurar o seu nível.
  • Esse excesso no consumo de oxigênio aumenta o metabolismo e resulta em até 15% de calorias A MAIS sendo queimadas em comparação com um treino aeróbio.
  • Durante o treino, o corpo queima calorias. No entanto, mantém a massa muscular do praticante.

Quais são os benefícios que ele traz?

Não é somente o emagrecimento que o treino HIIT traz como benefício. Confira os principais:

  • Aumenta a capacidade cardiovascular: quando o praticante atinge os picos de intensidade, melhora a sua frequência cardíaca e a respiração, já que condiciona o seu corpo com mais rapidez durante os treinos.
  • Melhora a sensibilidade à insulina: o HIIT é ótimo para quem tem pré-diabetes, pois durante os treinos, o organismo aumenta o uso do açúcar no sangue como fonte de energia.
  • Aumenta a massa muscular: o treino ajuda os praticantes a ganharem mais massa muscular e a reduzir os depósitos de gordura. No entanto, para conquistar um maior nível de massa muscular, é indicado que a pessoa também pratique musculação.
  • Melhora a coordenação, equilíbrio e também agilidade: como o HIIT se trata de exercícios funcionais e que necessitam de agilidade do praticante, ele consequentemente melhora a coordenação, equilíbrio e agilidade do corpo.

Como praticar o HIIT, afinal?

Finalmente chegamos na parte prática do HIIT. Como o treino intercala exercícios de alta intensidade, a prática pode ser feita com várias modalidades esportivas, como por exemplo: corrida, bicicleta, natação, pular corda, subir escadas, flexões, agachamentos, polichinelos, musculação, e por aí vai.

Quais são as roupas mais apropriadas para o treino?

Como em toda atividade física, é importante que o praticante use roupas confortáveis e que sejam flexíveis para realizar o treino. A Manatex possui uma linha fitness de tecidos que é perfeita para a prática de exercícios físicos. Além do ótimo caimento e beleza, as malhas em poliamida e poliéster com elastano LYCRA® trazem muito conforto. Temos opções de malhas lisas, estampadas, mesh, jacquards e com fio brilhante, que podem ser aplicadas em diversas peças, como tops, leggings, bermudas, camisetas, short-saias, macacões, shorts, bodies, jaquetas, entre outros.

Gostou deste artigo? Você acha que agora entende melhor como o HIIT funciona? Então fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!