O que vem primeiro na sua cabeça quando você pensa em yoga? Flexibilidade? Meditação? Espiritualidade? Emagrecimento? Apesar de essas ideias estarem interligadas, a prática de yoga vai muito além disso. O objetivo dessa atividade é englobar os campos espiritual, físico, ético, moral, mental e meditativo, trazendo inúmeros benefícios para a saúde de quem pratica.

Devido essa importância, hoje preparamos um artigo especial para falar sobre essa tendência fitness, que vem se popularizando tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, ganhando espaço nas academias e em centros de saúde e de atividade físicas. Entenda agora tudo sobre yoga:

O que é o yoga e como surgiu

Embora a yoga use o corpo durante a atividade, ele não é diretamente o foco dessa prática. Vamos te explicar: o yoga surgiu na Índia, a mais ou menos 5 mil anos atrás. Inicialmente, ele não tinha como foco a forma física, mas sim espiritual, algo que vinha essencialmente da cultura indiana. A premissa da atividade é (e sempre foi) criar uma harmonia entre corpo e mente, fortalecendo essa integração e aumentando a saúde de ambos.

No entanto, como essa prática existe há cerca de 5 mil anos, é normal que ela tenha sofrido variações. Em sua essência, o yoga não mudou. O que acontece são ramificações de estilos, em decorrência da popularização da atividade e também da interferência de várias culturas sobre ela. Para você ter uma ideia, os Estados Unidos é um dos países que mais possui adeptos: são cerca de 36 milhões de pessoas praticando yoga, de acordo com uma pesquisa da Ipsos Public Affairs junto com a fundação Yoga Alliance.

As modalidades mais conhecidas de Yoga

O tipo de yoga mais comum aqui no ocidente é o Hatha, conhecido como o “yoga clássico”. Esse termo em sânscrito faz alusão à integração de corpo e espírito, onde são praticadas as técnicas de controle respiratório, as posturas e gestos, contração dos músculos e órgãos, e também os famosos exercícios de concentração e também de purificação. Esse tipo de modalidade é perfeito para quem quer começar a praticar yoga, além de ser muito indicado para gestantes e idosos.

Há também o power yoga para pessoas que gostam de uma atividade mais dinâmica. Essa adaptação permite o uso de música, cordas, cintos, pesos e demais acessórios para aumentar o esforço durante as aulas. Essa categoria intercala posições que estimulam o ganho de força e de equilíbrio. Além desses, se destaca o Acro Yoga, que alia posturas da ioga clássica com movimentos acrobáticos; o Hot Yoga, que utiliza temperaturas altas durante as sessões; e o Dance Yoga, que envolve movimentos de dança durante as aulas.

Os benefícios de praticar yoga

Como o yoga busca interligar o corpo e a mente, ele traz grandes benefícios tanto para a nossa saúde física quanto para nossa saúde mental. Dá uma olhada nas principais:

  • Ajuda no combate contra a ansiedade;
  • Diminui o estresse;
  • Alivia dores corporais;
  • Melhora a resistência e fortalecimento dos músculos;
  • Controla a pressão e os batimentos cardíacos;
  • Aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o sono;
  • Aumenta o desempenho sexual;

 

A prática do Yoga para a moda fitness

Não podemos esquecer de trazer a prática do yoga para a nossa realidade, né?! Nossa Moda Fitness conta com uma vasta opção de tecidos para você criar uma coleção que seja apropriada para as atividades físicas. A prática do yoga, por exemplo, pode se encaixar muito nessas roupas. Nossos tecidos podem ser aplicados em tops, leggings, bermudas, camisetas, short-saias, macacões, shorts, bodies, jaquetas, e muito mais. Confira toda a linha clicando aqui.

E agora, você sente que entende mais sobre yoga? Esse foi o nosso artigo sobre a tendência fitness que só traz benefícios para a nossa vida. Quer ler mais conteúdos com este? Fique de olho em nosso blog.