Você já deve ter ouvido falar sobre os treinos funcionais, né? Eles são uma série de métodos dinâmicos e muito saudáveis para aquelas pessoas que não são muito adeptas a musculação, por exemplo.

Os treinos funcionais são conhecidos por mesclar várias modalidades físicas em um só treino. Por isso, neste artigo, falaremos sobre os benefícios e vantagens dessa prática. Vem com a gente!

Primeiro de tudo, o que são os treinos funcionais?
Eles são feitos a partir dos movimentos naturais que o nosso corpo faz, como andar, correr, pular, agachar, empurrar, girar. Quando o praticante exerce esse tipo de treino, está ganhando força, equilíbrio, resistência, agilidade e flexibilidade. O treinamento funcional é feito com o peso do próprio corpo do praticante, e dessa
forma, vários grupos musculares acabam sendo trabalhados simultaneamente.

Mas como eles são feitos? Bem, algumas modalidades requerem equipamentos específicos e bem simples, como bolas, elásticos, kettlebells e outros. Nada de equipamentos robustos e complicados. O treinamento funcional se destaca por ser uma prática simples, porém bastante importante e efetiva.

Quais são os maiores benefícios?
O treinamento funcional traz vantagens a curto e longo prazo. Todas elas estão ligadas com a saúde, estética e bem-estar do praticante. Conheça as principais:
● Fortalecimento muscular: deixa o corpo definido e tonificado por completo;
● Os treinos se adaptam ao seu estilo de vida e você pode escolher a melhor forma de praticá-lo;
● Trabalho cardiorrespiratório: as atividades exigem velocidade de execução e alto tempo de permanência em cada posição;

● Melhoria do equilíbrio e coordenação motora: alguns dos exercícios trabalham esses pontos, desenvolvendo e melhorando a percepção dos movimentos;
● Mais flexibilidade: os movimentos são executados com amplitude total, o que faz com que os músculos se alonguem.
● Menor dor nas costas: os exercícios aumentam a estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral);

Além de todos esses benefícios, podemos destacar também o dinamismo: como há a possibilidade de fazer vários movimentos diferentes, você dificilmente irá enjoar de praticá-los. A motivação acaba sendo ainda maior para que você garanta a saúde, bem-estar e estética que busca.

Musculação ou treino funcional?
Como já comentamos, uma pessoa que não se interessa pela musculação pode se adaptar muito bem com os treinos funcionais. Eles agregam volume e definição aos músculos, além de manter a harmonia estética do corpo. No entanto, se o seu objetivo é ter um corpo de fisiculturista e com muito volume, então a musculação é o mais adequado para você. A questão é que cada pessoa tem objetivos diferentes, e cada prática irá atender diferentes objetivos. Entretanto, uma ótima opção também seria unir as duas práticas.

A Manatex e o treinamento funcional 

Agora que você já sabe da importância dos treinamentos funcionais, que tal desenvolver coleções de roupas especialmente para esses exercícios? Em nossa Linha Fitness, nós temos malhas em poliamida e poliéster com elastano LYCRA®, que priorizam o ótimo caimento, beleza e conforto às peças, principalmente durante a prática de atividades físicas. Temos uma enorme variedade de estilos: malhas lisas, estampadas, mesh, jacquards e com fio brilhante.

Você pode aplicar os tecidos em tops, leggings, bermudas, camisetas, short-saias, macacões, shorts, bodies, jaquetas, e muito mais. Além disso, nossas malhas são produzidas com diversas tecnologias, como a LYCRA® SPORT, Freeze®, Sun Pro® e Supplex®.

Quer ler mais conteúdos como este? Fique de olho em nosso blog.