O planejamento financeiro empresarial é uma atividade extremamente importante para qualquer tipo de negócio, mas principalmente quando se está criando uma empresa ou quando um novo ciclo está chegando. O início de um novo ano é um desses casos.

Este processo é bastante desafiador, já que muitas vezes ele acumula com as outras atividades de gestão da empresa, como a de funcionários e a de produção. Por isso, desenvolvemos esse artigo para te ensinar a fazer o planejamento financeiro da sua empresa para 2021. Continue lendo:

Reconheça o cenário atual

Antes de tudo, é preciso que você reconheça o atual cenário da sua empresa. Você basicamente vai estudar todos os elementos que compõem o seu negócio: qual é o seu público-alvo, o tipo de produto e/ou serviço que você oferece, a maneira que se comunica com os clientes, quais são os pontos positivos e também negativos da sua empresa. Avalie também o tempo de mercado, quem são seus concorrentes e delimite condições. A Análise SWOT é uma ferramenta que pode te ajudar bastante nessa primeira etapa.

Faça uma previsão orçamentária

A previsão do orçamento é extremamente importante para o planejamento financeiro, pois é ele quem será a base das tomadas de decisões que envolvem custos. É preciso entender qual é a previsão de faturamento dos próximos meses, que pode ser feito com base em dados do histórico da sua empresa, de anos ou meses anteriores, ou então em estimativas de mercado.

Entenda quais são os seus custos

O próximo passo é ter uma visão geral de gastos da sua empresa. Existem muitos gastos simples que a empresa pode não perceber, ou então pensar que eles não impactarão tanto o planejamento financeiro. No entanto, é aí que se engana: esses pequenos gastos podem se acumular e se tornar grandes problemas. Registre todos os valores que saírem do caixa, use planilhas e categorize tudo o que você puder. Custos fixos e variáveis devem ser sempre anotados e depois somados.

Faça a definição das metas

Tendo em mente as informações do cenário e do seu orçamento, chegou a hora de definir suas metas. É importante começar definindo as metas gerais da empresa para depois partir para as mais específicas, como se fosse uma hierarquia. Quais são seus objetivos de 2021? Qual faturamento você pretende atingir? Quais são os limites de despesas? Quais novos investimentos você pretende fazer? Faça todo esse levantamento, quanto mais específico, melhor.

Desenvolva um plano de ações

Com base nas suas metas, chegou o momento de traçar um plano de ações. Este é o momento mais prático. Pense em como você conseguirá atingir os objetivos que definiu. Para isso, faça um mapeamento das ações necessárias, crie cronogramas, faça a divisão das tarefas e defina quem serão os responsáveis por cada etapa. Por fim, documente todas as ações.

Faça a previsão de cenários alternativos

Mesmo sendo positivo e se atentando a todos os detalhes dos tópicos anteriores, é também preciso ter em mente de que o cenário que você criou para a sua empresa em 2021 pode não dar tão certo quanto o esperado. Por isso, crie cenários alternativos (de preferência um mais otimista e outro mais pessimista), antevendo possíveis erros e pensando nas soluções que você poderia tomar para encará-los.

Essas foram as nossas dicas de como fazer o planejamento financeiro da sua empresa para 2021. Gostou desse conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais artigos como este. Até a próxima!